Amamentação e Rede de Apoio
Patrícia Wolff Müller - Psicóloga Perinatal e Parental
Compartilhe
Amamentação e Rede de Apoio
O leite materno é o alimento ideal para o bebê e deve ser exclusivo até os seis meses de vida e seguir sendo oferecido como complemento até os dois anos ou mais.
A amamentação é um processo, aprendizagem que depende de vários fatores e muitas na prática, sabemos que amamentar não é uma tarefa fácil. O que se percebe são diversas mulheres com inúmeras dificuldades ao amamentar.
Se constata que muitas dessas dificuldades estão relacionadas a crenças e mitos, mas, principalmente pela falta de apoio seja do parceiro, da família ou dos profissionais que acompanham essa mulher.
Para se ter sucesso na amamentação e acontecer de forma tranquila e prazerosa é importante se ter o desejo de amamentar e se cercar de pessoas que apoiam esse momento e as decisões da mulher. A rede de apoio pode auxiliar nos cuidados com o bebê e a casa para que a mãe possa descansar e assim ter tranquilidade para amamentar o bebê. Os profissionais de saúde são de extrema importância, pois eles detêm o conhecimento técnico que poderá auxiliar a mãe a sanar dúvidas e encontrar a melhor maneira de amamentar e dar suporte nesse momento.
Amamentação não é instintivo. É aprendido, assim como a maternidade. Nem mãe e nem bebê nascem sabendo. É preciso tempo, paciência e determinação. É um momento de extrema proximidade da dupla, troca de olhares e carinho e que favorece o vínculo e a relação entre os dois.
Patrícia Wolff Müller
Psicóloga Perinatal e Parental
Mestre em Psicologia Clínica
Auxílio mulheres nesse momento tão desafiador e transformador que é a maternidade